Princípios da segurança da informação: entenda sua importância

Consultores explicando os princípios da segurança da informação

Você sabe quais são os três princípios da segurança da informação e a importância deles?

Nesse artigo, vamos falar de maneira simples sobre os 3 princípios da segurança da informação que regem a segurança da sua empresa na internet. É muito interessante entender sobre o assunto pois a internet é, muitas vezes, uma fonte de informação, interação, descontração e trabalho, mas pode ser também um ambiente muito perigoso. Para proteger seus negócios dos perigos iminentes é necessário conhecer o tema que chamamos de princípios básicos da segurança da informação.

Vamos apresentar exemplos práticos, como mitos, casos de invasões e, principalmente, como proteger sua empresa. Portanto, se você entende a importância do assunto e quer se resguardar dessa ameaça, você está no lugar certo.

Boa leitura!

O que é segurança da informação?

A segurança da informação tem por finalidade proteger determinados dados de uma empresa ou indivíduo. É um assunto muito atual e que de modo algum “cairá” em desuso, já que o mundo está cada vez mais conectado e anseia por estar protegido. É importante saber que o nível de segurança está totalmente ligado ao valor da informação e o prejuízo que se pode sofrer por tê-la exposta.

É fundamental mencionarmos que não existe 100% de segurança. O que deve ser buscado é dificultar ao máximo o trabalho de um possível atacante para que ele opte por invadir outro sistema, mais vulnerável.

Bons exemplos de vulnerabilidades são: configurações mal feitas, softwares com falhas, redes desprotegidas, proteções ineficazes, falta de atualizações e falta de treinamento dos funcionários. Para evoluir essa segurança, devem ser feitos testes de invasão e auditorias constantes.

O homem sempre compartilhou informações, mas, em um certo momento, essas informações só poderiam ser compartilhadas para determinadas pessoas. A partir de então, foram buscadas formas para proteger suas informações confidenciais, dando origem a segurança da informação. Basicamente, a segurança se divide em três princípios: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Qual a importância dos princípios da segurança da informação para meus negócios?

A questão precisa ser vista com atenção pelas empresas e os princípios da segurança da informação devem ser tratados com seriedade e profissionalismo. Além disso, é fundamental que as informações sejam consideradas patrimônio do negócio, sendo cuidadas e protegidas.

A realidade é que as pessoas passaram a conhecer o assunto por meio da mídia, exposições de ataques de hackers, compras mal sucedidas na internet, navegação insegura, etc. Nesse contexto, é importante alertar: não espere sua empresa ser alvo de algum ataque e você tenha que correr atrás do prejuízo. O ataque pode ser evitado!

Imagine, por exemplo, se sua loja virtual for invadida por hackers e eles roubarem todos os dados de seus clientes. Imagine o ressarcimento de cada um deles. Sem dúvidas, o prejuízo seria incalculável.

E, seu site, que estava bem posicionado nas buscas, recebendo visitantes e vendendo todos os dias? E os dados dos computadores da sua empresa sendo invadidos? Como seria honrar as contas no final do mês?

Imagine o rombo financeiro em que essa situação se transformaria.

Agora, entende a profundidade e importância desse assunto?

Negligenciar a segurança da informação é o erro de muita gente. Talvez você esteja pensando: “minha empresa é pequena. Não preciso me preocupar porque não vale a pena para os atacantes direcionarem os ataques para mim”.

Mas, atenção, esse pensamento é um dos maiores mitos. Por exemplo, comerciantes de negócios locais de São João da Boa Vista passaram por esse problema e tiveram os dados de clientes e fornecedores invadidos. Em suma, eles não sabem quais são os prazos que devem cumprir e nem sequer quem está os devendo. Além disso, o hacker enviou um e-mail pedindo 3.000 dólares para devolver as informações.

Que grande problema, não é verdade?

Logo mais, apresentaremos outros casos que derrubam esse mito, mas antes vamos detalhar sobre três princípios da segurança da informação.

Princípios básicos da segurança da informação

Uma invasão é caracterizada a partir do momento em que suas informações são expostas sem seu consentimento. Para protegê-las [as informações], aplicamos os princípios básicos da segurança da informação.

Mas, o que são os princípios da segurança da informação?

Princípios são a base de todo sucesso. Quando focamos neles, é possível evitar o risco de ter nosso foco iludido com coisas desnecessárias ou irrelevantes naquele momento. Os princípios básicos da informação são: confidencialidade, integridade e disponibilidade.

Confidencialidade

Esse é um princípio da segurança da informação que garante que os arquivos da empresa sejam acessados somente por pessoas autorizadas. Ele é bem importante pois restringe as informações confidenciais da empresa e pode garantir a segurança de suas inovações. Além disso, a confidencialidade preserva as decisões internas, como mudança de sede, estado, país ou fechamento de novas parcerias, e protege os dados de clientes, mantendo a credibilidade da empresa no mercado.

Quando ocorre uma invasão, não é perdido somente os dados da empresa, mas também tempo e dinheiro investindo nos colaboradores, horas de estudos e, principalmente, a oportunidade de galgar lugares mais altos e se manter no mercado. Então, é muito mais sensato se prevenir desses riscos do que sofrer o resultado deles, não é mesmo?

Integridade

Isso garante que os dados estejam em sua originalidade e não alterados ou corrompidos. Não adianta se preocupar apenas em proteger a confidencialidade, se internamente os dados podem ser corrompidos. E, sim, isso pode acontecer pois internamente há diversas transferências de arquivos, números, projeções, regras… enfim, a comunicação da empresa em geral.

Informação sem integridade é igual a “perda de tempo”, levando em consideração que cada informação deverá ser analisada, verificada e talvez corrigida. Além disso, “perda de tempo” se traduz em perda de dinheiro, já que o tempo em que o receptor dos dados está verificando sua integridade é o tempo em que ele poderia estar fazendo outra tarefa.

Disponibilidade

Com a disponibilidade os dados podem ser acessados sempre que necessário. Isso diz respeito a todas as tarefas que necessitam de informação, já que sem esse direcionamento não é possível colocar nenhuma tarefa em prática.

Sem esses dados disponíveis, a instituição perde horas trabalhadas e corre o risco de sofrer uma paralisação, já que o acesso aos números, diretrizes e planejamentos fica indisponível. Com as atividades paradas e informações imprescindíveis para a realização de qualquer tarefa fora de alcance, a perda financeira se torna uma realidade.

Duas pessoas analisando um principio da segurança da informação, a confidencialidade um principio da segurança da informação

 

Principais pontos a serem implementados

Para garantir uma segurança eficaz de seus dados, sua empresa precisa criar uma política de segurança da informação com diversos processos e rotinas, visando resguardar ao máximo os arquivos e iniciando melhorias, como backup, antivírus, IDS, firewall e monitoramento de pacotes. Os profissionais qualificados para realizar essas implementações são os gestores e analistas de segurança.

Também é importante destacar a implementação dos testes de penetração, que visam testar o sistema da sua empresa por meio de ataques. O objetivo é detectar vulnerabilidades e falhas. O profissional que exerce esta função é chamado de “Hacker Ético” e ele usa seus conhecimentos para simular uma invasão, contribuindo assim para a proteção dos dados da instituição.

É importante mencionar que os testes constantes feitos pelo “Hacker Ético” são fundamentais para garantir a segurança dos dados da empresa, já que sua função é testar na prática a segurança implementada.

Casos reais de invasões

Uma empresa do ramo de saúde em São Paulo teve seus dados violados e começou a sofrer com a perda moral e financeira. O hacker começou a inserir informações falsas sobre a instituição e exigiu cerca de R$ 15.000,00 para cessar com os ataques. O proprietário em desespero chegou a pagar R$ 5.000,00 para o criminoso. O autor dos ataques alegou que foi contratado por uma empresa concorrente.

Em uma cidade chamada Vera Cruz, a 430 quilômetros de São Paulo, uma farmácia teve seus computadores atacados por um hacker. O criminoso virtual roubou o banco de dados da empresa e descadastrou todos os códigos de barras e datas de entrada e saída de aproximadamente 12.000 produtos. Ele exigiu cerca de 3.000 dólares para devolver as informações.

Assim como colocamos grades, cercas elétricas e câmeras para proteger a empresa física, também devemos cercar nossos dados de possíveis ataques. A implementação dos princípios da segurança da informação é uma realidade nos dias atuais e jamais deve ser tratada como algo dispensável ou desperdício de dinheiro, já que as informações estão em jogo e correndo o risco de serem violadas.

Conclusão

Torcer para não se tornar vítima de um ataque cibernético ou simplesmente não acreditar que ele possa acontecer são grandes erros. Como vimos, empresas de pequeno e grande porte são atacadas e, por isso, a segurança da informação não é somente problema de multinacionais ou grandes corporações. Toda empresa corre o risco.

Conseguiu entender a importância de implementar os princípios da segurança da informação na sua empresa? Se restaram dúvidas, temos profissionais qualificados para esclarecê-las e apresentar as melhores soluções tecnológicas para contribuir com o crescimento do seu negócio.

Compartilhe!

Mais Postagens