fbpx

Casos de sucesso

Treinamento em segurança da informação ministrado na PUC Minas

Descrição

Apresentar casos reais de ataques hacker e alertar sobre a importância do investimento em segurança no ambiente online foram alguns dos momentos do treinamento em segurança da informação ministrado para os alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

 

 

Mas, qual a importância do treinamento em segurança da informação?

 

Independente do segmento de uma empresa, investir na segurança das informações permite que dados e arquivos estejam protegidos e possam ser recuperados, caso ocorra um ataque hacker, por exemplo. Nesse cenário, é fundamental conscientizar o público sobre o assunto, enfatizando a importância de se pensar em estratégias para garantir essa segurança.

 

É importante lembrar que as informações de qualquer empresa precisam ser tratadas como um patrimônio do negócio e merecem atenção e cuidado. O vazamento de um dado ou arquivo sigiloso ou a indisposição de serviços pode resultar em prejuízos sem precedentes. Por isso, falar sobre segurança da informação e os perigos que uma empresa corre ao negligenciá-la é fundamental.

 

Com foco em alertar sobre esses riscos, nosso diretor executivo e especialista em segurança da informação, Robert Souza, ministrou um treinamento em segurança da informação sobre “in”segurança digital para alunos e professores da PUC Minas.

 

 

Como foi o treinamento em segurança da informação?

 

O treinamento em segurança da informação foi realizado por meio de um convite da PUC Minas e fez parte da quinta semana de palestras do curso de Engenharia de Computação, conhecida como V-SPEC. A palestra alertou sobre a importância da segurança, demonstrando casos públicos e reais de pessoas e, até mesmo, de grandes empresas que foram invadidas e tiveram informações roubadas ou o seu serviço indisponibilizado por ataque hacker.

 

Durante o treinamento, foram destacados os principais pontos e os motivos de não estarmos seguros no meio online, entre eles: as configurações mal feitas, softwares com falhas, falta de atualizações e o fator humano. A palestra abordou ainda as seguranças passiva, ativa e por obscuridade.

 

Além disso, foi detalhado o processo de penetration test, em que profissionais simulam ser um atacante para testar a segurança da rede, deixando claro como é feita uma invasão. Também foi citada a importância do “Hacker ético” nesse processo e porque o trabalho desse profissional foi considerado a profissão do futuro. A palestra abordou ainda os méritos técnicos para os alunos entusiastas, os mestres e doutores que atuam como professores na PUC, falando sobre vulnerabilidades: web, físicas, de redes, de malware, dentre outras.

 

Ao final, foi demonstrado o poder da Engenharia Social, trazendo demonstrações de casos reais e fictícios de invasões e roubo de dados.

 

 

Conclusão

 

O treinamento em segurança da informação na PUC Minas destacou a importância de se investir no segmento e não o negligenciar. Quer saber mais sobre o assunto? No nosso blog, temos diversos artigos voltados para soluções tecnológicas que vão ajudar no crescimento e desenvolvimento de sua empresa.

 

Estamos sempre presentes com dicas, consultorias e informações relevantes para contribuir com seu negócio e evitar que sua empresa seja vítima de ataques cibernéticos.

Sumário
Criado por

Robert Souza

Entregue em

17/04/2015

Habilidades

Segurança da informação

Compartilhar