Casos de sucesso

Treinamento em segurança digital ministrado na FAC

Descrição

Já pensou em participar de um treinamento em segurança digital? Alunos de diferentes cursos da Faculdade de Administração de Curvelo (FAC) tiveram a oportunidade de fazer parte de um treinamento e descobriram, por meio de exemplos reais, a importância de se investir no segmento [segurança digital].

 

 

MAS, QUAL A IMPORTÂNCIA DE FALAR SOBRE SEGURANÇA DIGITAL?

 

Atualmente, a segurança digital precisa ser vista com seriedade por todo usuário da internet. Vírus, roubo de dados e informações e acessos indevidos são alguns dos riscos que corremos ao navegar por ela sem tomar as devidas precauções. Para as empresas, negligenciar a segurança digital pode significar grandes perdas, tanto financeiras quanto de credibilidade.

 

Vamos dar um exemplo. Em um ataque cibernético, o hacker pode roubar e/ou vazar informações, arquivos e dados sigilosos da empresa, de clientes, funcionários ou parceiros. O resultado dessa falta de investimento e de atenção com a segurança digital pode gerar uma crise sem precedentes para seu negócio, desencadeando diversos problemas, prejuízos financeiros, perda de credibilidade da marca e, até mesmo, processos judiciais. Por isso, é melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

 

Dentro desse tema, que é de suma importância para empresas de todos os portes, nosso diretor de tecnologia e especialista em segurança da informação, Robert de Souza, foi convidado para ministrar um treinamento em segurança digital na Faculdade de Administração de Curvelo (FAC) para professores e alunos dos cursos de Contabilidade, Direito e Administração, sendo a palestra magna da semana gerencial.

 

 

COMO FOI O TREINAMENTO EM SEGURANÇA DIGITAL?

 

Com foco em empresas e escritórios contábeis e de advocacia, o palestrante alertou sobre a importância da segurança digital e apresentou os riscos de negligenciá-la ao não tomar o devido cuidado com a informação e não utilizar políticas rígidas de segurança. Ao longo do treinamento, foram abordados temas atuais, focados no mercado do público-alvo, trazendo informações sobre ransomware e exemplificando com casos públicos e reais de pessoas e grandes empresas que foram vítimas de sequestro de informações ou, até mesmo, tiveram o serviço indisponibilizado por ataque hacker.

 

De forma clara, o treinamento definiu o que é segurança ativa, passiva e por obscuridade, determinando em qual cada empresa se encontra e demonstrando o ponto ideal que ela [a empresa] deve atingir. Além disso, o palestrante falou sobre os maiores enganos da segurança digital, que são aqueles que fazem uma pessoa acreditar que está protegida, gerando uma falsa sensação de segurança. Um prato cheio para os hackers.

 

O treinamento em segurança digital ainda proporcionou a demonstração de técnicas de invasões de forma simples e clara para que todos, mesmo sem conhecimento técnico, pudessem acompanhar e entender o método, os riscos e como se precaver.

 

Ao final, foi apresentada uma demonstração de invasões ligadas à engenharia social, com casos focados na área de atuação do público. O objetivo foi mostrar a facilidade na aquisição de informações sigilosas, utilizando técnicas como phishing e, até mesmo, de manipulação, usando a curiosidade, confiança, simpatia, culpa, intimidação, orgulho, dentre outros. Foram mostrados ataques relacionados à área [engenharia social], tanto por meio eletrônico, quanto por telefone e pessoalmente.

 

Na conclusão do treinamento de segurança digital, o palestrante demonstrou como se proteger de todos os riscos apresentados e ressaltou a importância de políticas de segurança dentro de casa e da empresa, independente do porte.

 

 

CONCLUSÃO

 

Percebeu que a segurança online é um assunto que não pode e nem deve ser negligenciado? Gostou do texto sobre nosso treinamento em segurança digital?

 

Aqui, no blog, temos diversos artigos voltados para soluções tecnológicas que vão ajudar no crescimento e desenvolvimento de sua empresa. Estamos sempre presentes com dicas, consultorias e informações relevantes para contribuir com seu negócio e evitar que sua empresa seja vítima de ataques cibernéticos. Clique aqui e saiba mais!

Sumário
Criado por

Robert Souza

Entregue em

08/09/2016

Habilidades

Segurança da informação

Compartilhar