Casos de sucesso

Treinamento em segurança da informação ministrado na PUC Minas

Descrição

Nosso diretor de tecnologia e especialista em segurança da informação foi convidado para ministrar um treinamento em segurança da informação sobre “in”segurança digital para alunos e professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas gerais. Esse treinamento de segurança digital fez parte da quinta semana de palestras do curso de Engenharia de Computação, conhecida como V-SPEC. A palestra teve ênfase em alertar sobre a segurança, demonstrando casos públicos e reais de pessoas e até mesmo de grandes empresas que foram invadidas, tendo informações roubadas ou até mesmo seu serviço indisponibilizado por ataque hacker.

Na palestra apontamos os principais pontos de porque não estamos seguros, entre eles as configurações mal feitas, softwares com falhas, falta de atualizações, fator humano, dentre outros. Tratamos sobre segurança passiva, ativa e por obscuridade, apontando os pontos principais de cada uma. Foi detalhado o processo de penetration test, deixando claro como é feita uma invasão por profissionais que simulam ser um atacante para testar a segurança da rede e também foi citada a importância desse profissional no mercado e porque o “Hacker ético” foi considerado a profissão do futuro.Entramos em méritos técnicos para os alunos entusiastas, os mestres e doutores que atuam como professores na PUC, falando sobre vulnerabilidades: web, físicas, de redes, de malware, dentre outras.

Ao final focamos em demonstrar o poder da engenharia social, trazendo demonstrações de casos reais e fictícios de invasões e roubo de dados.

Sumário
Criado por

Robert Souza

Entregue em

17/04/2015

Habilidades

Segurança da informação

Compartilhar