Preencha o formulário e receba o atendimento imediato contra o ataque hacker

Se sua empresa está sofrendo um ataque cibernético, nossa equipe de especialistas em segurança da informação está pronta para atendê-lo imediatamente. Nossos peritos em ciberataques irão implementar o mesmo processo validado em diversas empresas que sofreram ataques como: sequestro de dados, invasões a redes internas, ataques a gateways de pagamentos e qualquer ataque de menor ou maior magnitude que os mencionados anteriormente.

Para garantir que o serviço de consultoria seja prestado de forma eficiente e eficaz, seguimos uma metodologia própria cujo objetivo é priorizar as tarefas mais importantes em um ataque hacker para minimizar ao máximo os danos, tendo em vista que o tempo conta a favor do atacante. Por lidar diariamente com o trabalho preventivo e corretivo de segurança da informação em empresas de pequeno, médio e grande porte. 

Nossos profissionais são beneficiados por esse dinamismo, estando continuamente bem informados no que existe de mais atual em ataques virtuais. Tendo em vista que independente do tamanho, sua empresa precisa receber um atendimento personalizado, sendo desenvolvido para situações de extrema urgência como a que sua empresa está sofrendo neste momento.

Conheça o passo a passo para receber nossa ajuda
em caso de um ataque hacker

Neste momento, cada minuto e até mesmo segundo é importante, justamente por favorecer o autor do ataque. Para que você possa entender o processo de intervenção imediata ao incidente de segurança da informacão e auxiliar nossa equipe para que juntos possamos minimizar os danos provenientes da invasão. Iremos compartilhar todos os passos desde o atendimento até a implementação das ações de segurança da informação.

1° Passo: Formulário preenchido

Preencha o formulário explicando de forma clara o que foi percebido ao se deparar com este ataque. Caso necessário, peça para que sua equipe auxilie no preenchimento do formulário para que os detalhes do ataque sejam informados de forma mais fidedigna possível. Essas informações primárias são importantíssimas para que nossa equipe de intervenção possa mobilizar os profissionais mais adequados para implementar os testes e ações para neutralizar completamente o ataque.

2° Passo: Ligação do especialista em segurança da informação

Após recebermos o contato através do formulário nossa equipe técnica entrará em contato para orientar e responder sobre todas as dúvidas relacionadas ao processo de intervenção ao ataque hacker que acabou de acontecer em sua empresa. Para que nosso trabalho seja executado corretamente, precisamos que mantenha a tranquilidade e caso necessário será assinado um contrato imediato de sigilo e confidencialidade, levando em consideração a retroatividade a esse momento.

3° Passo: Estruturação do plano de ação contra o ataque hacker

Após entendermos as nuances do ataque informadas pelo cliente, estruturamos o plano de ação para neutralizar inteiramente o incidente. Nossos clientes são instruídos para que possam acompanhar todo o processo de execução das tarefas, mesmo que não possuam conhecimento técnico. Dessa forma, nossa equipe técnica terá tranquilidade para executar as tarefas relacionadas a resposta a incidente, sabendo que nossos clientes estão sendo informados no decorrer das execuções.

4° Passo: Documentação

Em seguida, iniciamos a formalização do contrato para que nossa equipe técnica possa iniciar a intervenção. Para que a burocracia não impeça que a intervenção seja feita de forma rápida, estruturamos um processo disponível 24 horas por dia, definindo rapidamente os valores da consultoria. Para garantir que nada retarde o processo de intervenção, os profissionais responsáveis por essa etapa são requeridos exclusivamente para a formalização, enquanto isso, os técnicos estão fazendo os últimos ajustes para entrar em ação.

5° Passo: Implementação imediata da resposta ao incidente

São estratégias, processos e tarefas que visam intervir o ataque hacker de forma ágil, possibilitando a restauração ao estágio inicial da aplicação para que posteriormente possam ser implementadas ações preventivas para evitar um incidente semelhante ou pior. Essa etapa tem por finalidade restaurar o acesso a rede, recuperar arquivos, remover o acesso utilizado pelo intruso, entre outras resoluções. Iremos transformar um cenário de caos e incerteza em um cenário de tranquilidade e clareza dos próximos passos.

Iremos neutralizar completamente o ataque hacker

independente da estratégia utilizada

Para adentrar em sistemas e aplicações o autor do ataque dispõe de uma gama de possibilidades, esses artifícios são conhecidos como tipos de ataque hacker. São as estratégias que o atacante utiliza dependendo do cenário de vulnerabilidade encontrado. E assim como cresce vertiginosamente o volume de invasões virtuais em empresas, também aumenta consideravelmente o número de novas técnicas, seja inovando ou até mesmo combinando estratégias.

Para frustrar o inimigo é necessário um profundo entendimento dos fatores que englobam a segurança da informação, assim como os protocolos de segurança validados nos mais variados tipos de ataque ao redor do mundo. Sendo imprescindível conhecer as principais estratégias utilizadas, para que nenhum segundo sequer seja perdido tentando entender qual recurso foi utilizado para efetuar o ataque. Iremos citar os principais tipos de ataques utilizados atualmente:

Ataque DoS e DDoS

É uma vertente de invasão que sobrecarrega o computador ou servidor, impedindo que o usuário utilize o dispositivo por tempo indeterminado, retardando o processo de execução de tarefas da empresa.

Ransomware

É um malware cujo objetivo é criptografar arquivos no ativo comprometido. Para descriptografar os arquivos, o atacante exige resgate em criptomoedas para que não seja identificado.

Proteção em nuvem contra ataques hacker

Invasão a sistemas

Trata-se da ocupação indevida a sistemas proprietários, possibilitando que seja possível efetuar alterações impactantes, como alterar o status de faturas, exibindo o débito indevidamente como pago.

Invasão a redes

Se caracteriza pela invasão da rede interna da empresa, sendo possível entre várias possibilidades, rastrear transações, senhas e todas as informações que trafegam pela rede, tendo um “hospedeiro” no sistema da empresa.

Conheça os principais objetivos de um ataque hacker

Existem diversos objetivos para que cibercriminosos possam explorar vulnerabilidades em aplicações. Desde propósitos mais previsíveis até objetivos pouco prováveis, porém extremamente danosos para as empresas. Sabemos o quão desafiador é construir uma empresa de sucesso, apesar disso o desafio ainda maior é conviver com os efeitos desastrosos de um ciberataque não impedido a tempo. Vamos compartilhar as principais motivações dos cibercriminosos, dessa forma você irá entender a seriedade que envolve um ataque hacker.

Analista utilizando procedimentos de segurança da informação contra um ataque hacker
Sequestro de dados sigilosos em um ataque hacker afetando a segurança da informação

Sequestro de dados sigilosos

A grande maioria dos empresários se preocupam apenas em compartilhar os dados sensíveis com pessoas confiáveis e de cargos importantes da empresa. Para eles o problema de falta de segurança de dados já está resolvido, tendo em vista que em caso de vazamento de informações eles “sabem exatamente” onde recorrer. Apesar desse tipo de controle parecer extremamente eficaz, não adianta depositar somente a confiança em fiéis colaboradores se ciberneticamente os dados estão acessíveis a hackers.

Apesar da coerência, se preocupar somente no âmbito físico não é suficiente para garantir a segurança de suas informações. Sabendo disso, os hackers exploram as vulnerabilidades de sistemas e dispositivos. Dando início aos seguintes passos: analisar as vulnerabilidades, explorar as fragilidades da aplicação, coletar e reter as informações, chantageando os proprietários das mesmas, impondo resgates financeiros através de criptomoedas para evitar que sejam rastreados.

Roubo de dinheiro

Ao contrário da invasão anterior, esse tipo de ataque hacker visa usurpar diretamente o valor monetário e não trocar informações pelo mesmo. Podemos citar um dos casos em que foi neutralizado completamente a invasão no sistema de um de nossos clientes. O invasor começou a efetuar constantes e progressivos saques na aplicação da empresa, nossa equipe abateu as investidas do atacante minimizando os danos que poderiam chegar aos oito dígitos de prejuízo em dólares.

Neste caso, é ainda mais crítica a invasão ao sistema, pois a cada minuto que se passa os “cofres” sofrem um rombo ainda maior, levando o negócio não somente a obtenção de prejuízo, mas até mesmo a declaração de falência. Em casos como este, a negligência cibernética pode levar um negócio à falência, por isso a importância de implementar um processo de segurança contra ataques cibernéticos para que ataques como esses sejam percebidos e neutralizados imediatamente.

Hacker realizando um roubo durante um ataque
Ataque hacker com informação privilegiada

Acesso a informações privilegiadas

Sorrateiro, essa é a forma como se comporta o autor do ataque quando o objetivo é somente invadir, coletar e reter as informações. O ato de não executar nenhuma ação contra as aplicações da empresa revela o propósito ainda mais profundo de quem designou a invasão. Em um ataque hacker cujo objetivo após a invasão é somente coletar e reter as informações é tão alarmante quanto os exemplos anteriores, apesar de efetivamente não externar o ataque, quem recebe essas informações obtêm vantagens competitivas desleais. 

Para evitar que seja mantido um “hospedeiro” nos sistemas de sua empresa, é necessário implementar uma rotina de verificação para vasculhar cada fração do sistema. Se encontrado o mínimo fragmento duvidoso, nossa equipe irá se antecipar e neutralizar completamente a ameaça. Agindo de forma severa, pois estamos lidando com um inimigo astuto, sendo assim, cada passo deve ser executado com máxima diligência e estratégia. Não sendo tolerado falhas.

Ataques por diversão

Apesar de parecer estranho, existem indivíduos que exploram as vulnerabilidades de sistemas somente por “diversão”. Seja por estarem aprendendo, cultivarem a atividade como um hobbie, preparação para ataques maiores ou até mesmo status na comunidade hacker. Em casos como esses, as vulnerabilidades não são exploradas com o objetivo de monetização, mas sim com a finalidade técnica propriamente dita. Esse objetivo não demonstra que o hacker possui menos conhecimento que nos casos anteriores.

Simplesmente o atacante optou por não monetizar essas ações. Em outras palavras, essa motivação de ataque é tão perigosa quanto as outras. Evidenciando a necessidade de se atentar para a segurança da informação independente da motivação do atacante, pois os transtornos podem ser em maior ou menor grau e lidar com isso posteriormente, pode ocasionar danos irreversíveis para a empresa.

Ataques hacker por diversão
Ataques hacker de concorrentes

Ataques feitos por concorrentes

O mundo dos negócios pode ser mais voraz do que você imagina, em alguns casos, até mesmo desleal. Um tipo de ataque pouco mencionado, contratado por indivíduos que talvez você nem imagina, deve ser mencionado nesta página. Trata-se de ataques direcionados por concorrentes de seu mercado, o objetivo geral é de alguma forma superar a lacuna competitiva que sua empresa impôs. Neste caso, utilizam a invasão de sistemas como recurso para ter acesso a informações, alterar dados ou destruir aplicações.

Apesar de parecer pouco provável, esse tipo de ataque é mais comum do que imagina, tendo em vista a facilidade de encontrar hackers na internet dispostos a executar ataques como “prestação de serviço”. Outro fator que invariavelmente incentiva essa prática por parte dos concorrentes é a isenção de lastro das ações de contratação, pois os pagamentos são feitos em criptomoedas, havendo ainda recursos para que as reuniões de contratação possam ser completamente sigilosas.

Conheça nossa tríade de proteção contra ataques cibernéticos

Nossa equipe oferece o apoio necessário para normalizar a sua empresa e evoluir a integridade, disponibilidade e confidencialidade dos seus dados. 

Integridade

Princípio que garante que os dados estejam em sua originalidade. Dados corrompidos podem acontecer, pois existem diversas transferências de arquivos, números, projeções e regras, sendo trafegados pela rede interna da empresa.

Disponibilidade

Garante que os dados possam ser acessados sempre que necessário. Isso diz respeito a todas as tarefas que necessitam de informação, já que sem esse acesso disponível não é possível colocar nenhuma tarefa em prática.

Confidencialidade

É fundamental para restringir as informações confidenciais da empresa e poder oferecer a segurança de suas inovações. Além disso, preserva as decisões internas e protege os dados de todos os clientes.

Aja rápido para proteger sua empresa. Cada segundo conta!

Consultores explicando os princípios da segurança da informação